quinta-feira, 23 de junho de 2011

Filmes que vi nos últimos 4 meses

Listinha com notas dos filmes que vi nos últimos 4 meses...

FilmeNotaObs
Jonah Hex (2010)6meh
Santuário (2011)7bacana até
Esposa de Mentirinha (2011)8ri bastante
X-Men: Primeira Classe (2011)7gostei
Namorados Para Sempre (2010)7bacana até
Rio (2011)6meh
Thor (2011)7gostei
Sem Limites (2011)7ótima história
Eu sou o Número Quatro (2011)6meh
Sobrenatural (2010)8melhor terror dos últimos anos!
Muita Calma Nessa Hora (2010)6podia ser mt melhor
O Besouro Verde (2011)5ruim
O Ritual (2011)7terrorzinho
Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (2011)6meh
Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010)5meh
Escola de Rock (2003)7não tinha visto ainda!
Sangue Negro (2007)8loco
Frankie & Alice (2010)6meh
O Turista (2010)6legalzinho
Além da Vida (2010)6meh
Tron: O Legado (2010)8fiel ao original
O Vencedor (2010)8melhor coadjuvante
Megamente (2010)6meh
Deixe-me Entrar (2010)7remake, o original sueco tb é bom
Bravura Indômita (2010)9meu favorito do oscar
Minhas Mães e Meu Pai (2010)7globo de ouro
O Discurso do Rei (2010)8oscar
Garota Infernal (2009)5meh, no tits
Skyline - A Invasão (2010)6efeitos
O Aprendiz de Feiticeiro (2010)5meh
Filhos da Esperança (2006)7tava na lista faz tempo
À Procura da Felicidade (2006)8vi denovo, mt bom

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um pouco de história - ACS Internet BBS

Em meados de 1995 a internet comercial estava começando no Brasil, eu tive a oportunidade de trabalhar em um dos primeiros provedores de acesso: a ACS Internet BBS.

Lembrando do passado, em 2009 eu criei uma página na Wikipedia sobre a ACS, mas essa semana ele foi proposto para eliminação por falta de fontes fiáveis... bom quando eu escrevi realmente não coloquei fonte nenhuma, rsrsrs... é complicado achar publicações online sendo que na época a própria internet estava começando.

Felizmente, o Robson (sysop e gerente da ACS na época) tinha um clipping de jornais e adicionou nas referências, agora a página não será mais excluída.

Eu também procurei no fundo do armário e achei o artigo abaixo... esse cabeludo na capa do caderno de informática do Diário do Grande ABC sou eu tá... heheh

(clique na imagem para ver maior)

Época boa, eu já tinha alguma experiência com desenvolvimento de sites e era webmaster da ACS... de noite eu ficava o suporte aos usuários pelo telefone e aproveitava pra ficar jogando Quake online, rsrsrs.

A brincadeira foi longe... escrevi um email para o John Carmack, fundador da idSoftware que criou jogos como Doom e Quake, pedindo código fonte do Quakeworld Master Server, já que na América Latina não tínhamos nenhum. A Fabiana, irmã do Robson, manjava bem de inglês e traduziu.

Para minha surpresa, John Carmack respondeu! Demorou mais uns dias e ele mandou o código fonte em C++, escrito para um compilador para funcionar em BeOS (sinistro). Com a ajuda do tio de um usuário da ACS que programava em C++, não lembro o nome do cara, conseguimos reescrever uma versão para Windows.

Com isso a ACS se tornou um dos 6 únicos QuakeWorld Master Servers do mundo, representando a América Latina. Servidores de Quake pelo Brasil todo se "registravam" no Master Server, que disponibilizava aos usuários essa lista de servidores, com o número de jogadores em cada um e tempo de resposta (ping) para o usuário decidir em qual iria entrar para jogar. Hospedamos também a CBC - Confederação Brasileira de Clans e sites de alguns clans cadastrados.